Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Cotidiano

Encerrando Ciclos

renatacantanhede
Escrito por renatacantanhede em 12 de julho de 2016
Encerrando Ciclos

Há alguns anos comecei uma transformação pessoal que engloba todos os aspectos de minha vida, e esse blog surge nesse momento em que novos ciclos são iniciados, por isso, com sentimentos renovados, deixo um texto que não é meu, mas que caracteriza bem o sentimento do momento. Encerrando ciclos, abrindo novas portas. Seja bem-vindo!

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver…

Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos – não importa o nome que damos, o que importa, é deixar, no passado, os momentos da vida que já se acabaram…

Você pode passar muito tempo se perguntando, por que isso aconteceu. Pode dizer para si mesmo, que não dará mais um passo, enquanto não entender as razões que levaram certas coisas que eram tão importantes e sólidas em sua vida serem subitamente transformadas em pó…

Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seu parceiro, seus amigos, seus familiares, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado… Ninguém pode estar, ao mesmo tempo, no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.

O que passou não voltará… Não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem, noite e dia, uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor possibilidade de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos, é deixar que elas realmente possam ir embora… Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem…

Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração e, o desfazer-se de certas lembranças, significa, também, abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

Deixar ir embora, soltar, desprender-se… Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto, às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.

Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que compreendam seu amor… Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará, apenas, envenenando e nada mais…
Encerrando ciclos, não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque, simplesmente, aquilo já não se encaixa mais na sua vida… Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem você é…

Crônica de Gloria Hurtado.

Foto de Ehsan Eslami na Unsplash

Oi,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Replies to “Encerrando Ciclos”

Roberta Cantanhede

Muito bom esse texto!
Praticar o desapego!
????

renatascbraga

Importante item para nos sentirmos plenos. 🙂

Delma Furtado

Renatinhaa você é demais, sua criatividade é admirável. Sou sua fã e te admiro muito. Aliás, acho que já te disse isso inúmeras vezes, mas não custa nada repeti, rsrsrs. Adorei o seu blog.
Ótimo Texto!! Mudar é necessário e dá oportunidade a surgir coisas novas e melhores.
Aonde aperta pra curtir???? hahahaha. Valeu Renatinha. Te desejo sucesso em tudo que fizeres.
Grande Abraço, estarei sempre espionando por aqui.

renatascbraga

Fico imensamente feliz que tenha gostado, tirei o antigo do ar e criei esse (Encerrando ciclos para começar novos). Em breve falarei sobre qualidade de vida e as minhas experiências a cerca deste tema para que sirvam de inspiração para outras pessoas. Beijos e me visite sim, terei sempre novidades.