As vezes vivemos situações que nos levam a perder a cabeça, pode ser aquele cara que o cortou no trânsito, ou aquela pessoa que furou a fila, ou ainda aquela sua amiga de “lua” que hoje resolveu tratá-lo mal… entre outras situações (imagine algo que realmente o tire do sério). Nessas horas uma das reações que podem surgir é revidar e dizer “poucas e boas” por que é difícil levar desaforo para casa, né? Mas será que essa é a melhor forma de conduzir essas situações?
Há quem diga que a gente precisa manter a calma e respirar fundo antes de reagir (eu gosto dessa ideia), afinal de contas não devemos nos deixar influenciar pelas emoções do outro, tudo isso embasado nos conceitos de Inteligência Emocional. Importante esclarecer que manter a calma, ou ser uma pessoa calma na maior parte do tempo não é sinônimo de ter Inteligência Emocional bem desenvolvida. Inteligência Emocional é a capacidade de entender seus sentimentos e das outras pessoas e usá-los de maneira saudável e construtiva, ou seja, você saber usar suas emoções a seu favor. É sentir raiva e saber usar a raiva, por exemplo, alguém disse que você não era bom o suficiente em algo, você ficou com raiva e no lugar de ficar brigando, buscou estudar e se aprofundar no assunto.
Sabendo disso, o que você acha que é ideal numa situação de conflito? Eu acredito que nem sempre manter a postura comunica aquilo que de fato gostaríamos, por isso, além de dizer é preciso demonstrar que você não gostou do ocorrido. Que tal explodir?
Uma vez cheguei na sala de um amigo no trabalho, cheia de razão, reclamando por um motivo que não recordo, ele tentou conduzir a situação de uma maneira tranquila, quando viu que não tinha jeito e que eu não recuava, ele deu um grito, falou muito sério. A atitude somada ao que ele estava falando que fez efeito.
Nesse caso, explodir as vezes é necessário. A explosão só precisa ser consciente, como assim? Você demonstra sua indignação, mas está consciente do que está dizendo, nada do que é dito será motivo de arrependimento, por que você sabe o que está falando e não vai morrer de vergonha ou se esconder das pessoas depois de um conflito. Por isso, refletir antes de falar sempre é um bom exercício para que você tenha uma comunicação assertiva.
Atenciosamente,
Renata Braga.
Oi,
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muito bom
Obrigada Cristiane! 🙂