Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Planejamento Pessoal

O que eu falo de mim? O que você fala de si?

renatacantanhede
Escrito por renatacantanhede em 1 de outubro de 2018
O que eu falo de mim? O que você fala de si?

Comecei um curso de escrita criativa de não ficção online, com o propósito de aprender a escrever melhor aqui no blog e quem sabe também um livro.

Após as primeiras aulas o professor solicitou que fosse enviado um texto de apresentação por e-mail.

No dia seguinte, ele respondeu sugerindo “indiretamente” que eu fizesse a troca para o curso de Escrita Criativa Literária. Fiquei curiosa pela sugestão, afinal de contas eu não havia escrito nada demais, pelo menos eu achava que não.

Sendo assim, o questionei e ele disse que, pela forma que escrevi, percebeu que podia ser interessante. Depois do ocorrido fiquei refletindo como numa fala, num gesto e num texto, podemos deixar muito de nós mesmos.

Em geral, os nossos discursos estão impregnados com nossas verdades, nossas crenças, valores e falam quem somos. Por isso, por mais que a gente tente esconder algo, uma hora ou outra, vem à tona.

Isso me fez lembrar que estamos comunicando o tempo inteiro não apenas com o que é falado, mas com o que não é: roupa, olhar, gestos, sorriso, postura, aparência etc.

Já parou para pensar no que você está dizendo ao mundo sobre você? Que mensagem está transmitindo?

De acordo com Albert Merhabian, pesquisador da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), 7% da comunicação é o que dizemos, 38% é do tom de voz e 55% é a linguagem corporal, totalizando uma comunicação não verbal de 93%, alto né?

Além de se comunicar com as outras pessoas, vocês sabiam que a gente reforça o que pensa de nós mesmos através da nossa postura ao nosso cérebro? Existem estudos que comprovam que o nosso cérebro não toma qualquer decisão sem consultar a fisiologia do corpo.

Então vou mudar a pergunta inicial, o que você tem dito aos outros e a você mesmo sobre si? (Você, você você…rsrsrs).

Eu sei, não é tão simples responder a essa pergunta. Quantas vezes você recebeu algo de outra pessoa e não entendeu o porquê? Será que seu corpo disse outra coisa? Quantas vezes você se sabotou? Sua postura cabisbaixa já o disse que você não vale nada?

Olhar para como nos comunicamos é extremamente importante na construção de uma vida incrível. Não estamos sozinhos nesse mundo, nos relacionamos e através destes relacionamentos a vida acontece.

Por exemplo, se minha postura diz que eu sou uma fracassada ou que vivo correndo e apressada traduzindo isso em normalidade para meu cérebro e para as outras pessoas, isso com certeza trará impactos em meus resultados e na vida que eu gostaria de ter.

Então o que eu posso fazer?

Trabalhar na percepção disso!

Eu só consigo implementar mudanças, quando observo que são necessárias. Dessa forma, tome consciência de como você se comunica, reveja aquilo que for necessário, mude sua mentalidade, use seu corpo para ajudá-lo. Pode ter certeza, os benefícios virão! E depois será só felicidade!!!

Vambora!!

Beijos.

Atenciosamente,

Renata Sousa Cantanhêde Braga

Oi,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *